Video

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dicas para deixar de fumar


O papel antitabagista do esporte é antigo e cientificamente comprovado. Silvia Cury, psicóloga do Hospital do Coração (HCor), afirma que qualquer atividade física serve de estímulo aos fumantes.

“O exercício libera um tipo de hormônio, a endorfina, responsável por ativar a circulação, dar mais disposição, auxiliar no funcionamento intestinal e baixar a ansiedade, comum aos fumantes. Os benefícios são numerosos.”

A especialista revela que 80% dos pacientes que procuram tratamento no HCor para abandonar o vício, sentem que a atividade ajuda a diminuir a vontade de fumar. Tal potencial, porém, não é sentido da mesma maneira por atletas fumantes.

“Eles não percebem essa diferença quando param de fumar, porque já estão acostumados a trabalhar com corpo. Sentem apenas uma falta de fôlego.”

Segundo Wagner Dantas, educador físco do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (NOTA) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na literatura médica, há estudos recentes analisando o comportamento do cérebro de pacientes mulheres, fumantes, que foram submetidas à apenas uma sessão de ginástica aeróbia. O resultado das ressonâncias magnéticas, feitas antes e após o único treino, mostra que o exercício supre o efeito provocado pela nicotina, gera saciedade e reduz o desejo de acender um cigarro.

O professor defende que a corrida seja incorporada às academias como uma alternativa antitabagista. Na visão de Dantas, aproveitar as experiências individuais, que ganham força no coletivo, é extremamente positivo do ponto de vista clínico. A corrida, defende ele, tem quatro fatores interessantes e atraentes.

“O acesso, uma vez que pode ser feito em qualquer área devidamente segura, o fôlego exigido pela modalidade, a possibilidade de realizar a atividade com amigos e o fator desafiador. Tudo isso forma um contexto incompatível com o tabaco.”

Fonte: IG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

BlogBlogs.Com.Br