Video

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dicas para viver mais e melhor


Viver bem é uma das tarefas mais dificeis nos dias de hoje. Para isso selecionamos algumas dicas para viver mais e melhor. Confira:

Durma melhor: dormir é importante porque a prática mantém o organismo regulado e ajuda no sistema de defesa do corpo. Um estudo publicado na edição de setembro da revista científica Sleep revelou que os homens que dormem por poucas horas diariamente podem até morrer mais cedo.

Coma direito: quem deseja manter o organismo funcionando corretamente deve tirar proveito dos alimentos naturais. Abastecer a despensa de casa com frutas, verduras, legumes, leite e grãos pode ser a melhor alternativa para prevenir doenças como osteoporose, problemas cardiovasculares, para controlar a pressão arterial e até mesmo para evitar o desenvolvimento de câncer.

Faça exercícios: metade dos adultos brasileiros tem problemas com o peso. Dados do IBGE indicam que 49% das pessoas acima de 20 anos de idade estão com excesso de peso, sendo que, para 14,8%, o caso já é de obesidade. Além de comer de forma adequada, fazer exercícios é essencial para fugir dessa estatística. E fazer ginástica pode até tirar a fome de quem é obeso, segundo uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Mantenha as vacinas em dia: a melhor maneira de prevenir certas doenças é tomar as vacinas certas. O R7 elaborou um guia para você se orientar e manter a saúde em dia em todas as fases da vida.

Não fume: dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Cerca de 5 milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo. Mas sempre é hora de parar. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um ano após largar o cigarro as pessoas têm o risco de morte por infarto do miocárdio (o músculo que forma o coração) reduzido pela metade. E, no período entre cinco e dez anos de ex-fumante, as chances de sofrer um infarto serão iguais às de pessoas que nunca colocaram um cigarro na boca.

Cuide da higiene: adotar hábitos simples de limpeza, como lavar as mãos, ajuda a prevenir doenças como a gripe e também reduz a circulação de certos vírus na população. Mas também não é bom exagerar - tomar banho em excesso pode fazer mal para a saúde da pele.

Faça mais sexo, mas use camisinha: o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deu a dica e especialistas consultados pelo R7 concordam: fazer sexo é uma boa para quem sofre de pressão alta e para os interessados em prevenir a doença. Mas é muito importante não descuidar da proteção e usar camisinha

Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

BlogBlogs.Com.Br